Guia do Calouro

Guia do Calouro

Campus Sustentável

Prezada(o) ingressante, você está iniciando seu curso na Unicamp junto com o projeto Campus Sustentável. Trata-se de uma parceria entre a Unicamp e a CPFL Energia com investimento de R$ 9,5 milhões de Reais, no âmbito dos programas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O projeto tem a ambição de estabelecer um modelo de gestão e eficiência energética que possa ser replicado em outras instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina.

Com duração de 36 meses e início em Janeiro de 2018 se pretende obter economia gradativa com gastos em eletricidade na Unicamp com a meta de atingir pelo menos 1 milhão de economia por ano, do gasto atual de 25 milhões de Reais somente com o Campus de Barão Geraldo. A economia será resultado de oito ações integradas incluindo a instalação de um moderno sistema de medição do consumo de cada edifício conectado em tempo real ao centro de operação do sistema, a construção de sistemas de geração solar fotovoltaica, a substituição de aparelhos de ar condicionado antigos por outros modernos e eficientes, a introdução de ônibus elétrico no sistema de transporte circular interno do Campus, a instalação de sensores (IoT) para auxiliar os usuários a melhorar a gestão da infraestrutura elétrica, o desenvolvimento de um plano de etiquetagem para os edifícios do Campus, a melhoria do processo de contratação de energia da Universidade, e a elaboração de um programa de capacitação em eficiência energética que atinja alunos, funcionários, professores e gestores.

Além de economizar energia e dinheiro para a Universidade, a infraestrutura do projeto também será integrada ao sistema de ensino e pesquisa, explorando o conceito de que o Campus possa ser visto como um Laboratório Vivo para o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias. Com a execução e divulgação desse projeto, a Unicamp, que hoje é vista como modelo de sucesso em ensino e pesquisa, pretende também se colocar como um modelo de gestão e eficiência energética para outras grandes universidades no Brasil e países vizinhos. A equipe do projeto trabalha de forma voluntária e é aberta para a participação de novos interessados, bastando para isso contatar seu coordenador. Participe!

 

Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva - Coordenador

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (19) 3521-3739

 

@prgunicamp

Seguir

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Guia do Calouro Unicamp - 2018


 

Realização

PRG - Pró Reitoria de Graduação SAE -  Serviço de Apoio ao Estudante Sistema de Bibliotecas da Unicamp SVC - Secretaria de Vivência nos Campi Prefeitura da UnicampCecom - Centro de Saúde da Comunidade