Guia do Calouro

Carta de Boas-vindas da PRG e do SAE

Cara (o) estudante,

Bem-vindo à Unicamp, uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina!

Talvez você esteja se questionando em que sua vida irá se modificar ao ingressar na Unicamp. Essa resposta você encontrará ao longo dos anos, porque não há um caminho único a ser percorrido dentro da universidade. Nesse momento, podemos lhe dizer que estudar nessa universidade é ter acesso à diversidade: diversidade de conhecimentos, de possibilidades e de convívio social. O ingresso na Unicamp lhe possibilitará conviver com pessoas de diferentes origens, interesses e características. Na universidade, você terá acesso ao conhecimento científico da área que você escolheu estudar, mas irá descobrir que poderá explorar outras áreas e descobrir novos interesses. Você irá aprender em atividades dentro de salas de aula, mas também em laboratórios, estágios, pesquisas de iniciação científica, eventos, palestras, espetáculos artísticos, etc. Talvez você também goste de praticar esportes, aprender uma nova língua, envolver-se em atividades estudantis, fazer uma viagem, ensaiar para um espetáculo,... Porém, muitas vezes terá de ficar em casa ou na biblioteca se aprofundando nos assuntos que foram propostos ou despertaram seu interesse, sozinho ou com um grupo de colegas, ou trabalhando em projetos coletivos desafiadores!

Queremos ajudá-los a fazerem as melhores escolhas para terem uma excelente formação acadêmica e profissional e esperamos que toda essa experiência e aprendizagem abram muitas portas na sua vida e na sua carreira.

Nós, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da PRG, em nome de toda a universidade, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar das atividades especialmente preparadas pela comunidade acadêmica para receber os calouros de 2018. As atividades terão início no dia da confirmação de matrícula. Você vai ganhar sua primeira foto na Unicamp, poderá participar das palestras para orientá-lo sobre seus estudos e a vida no campus e será informado sobre suas responsabilidades acadêmicas e direitos, incluindo as possibilidades do nosso amplo programa de permanência estudantil. No Guia para Ingressantes 2018, você terá acesso à programação específica da sua unidade.

Recomendamos que você participe apenas das atividades oficiais de boas-vindas planejadas por sua unidade ou pela Universidade. Elas são uma oportunidade de obter informações sobre a Unicamp, o curso e conhecer seus colegas – calouros e veteranos. A Universidade apoia iniciativas construtivas como as do Grupo de Cidadania Integrada organizada por alunos veteranos.

Ressaltamos que a Unicamp não promove nenhum evento de recepção aos calouros fora do campus e práticas como pintura sobre o corpo, corte de cabelo, pedágios e outras atividades constrangedoras ou de risco. Os trotes violentos são proibidos na Unicamp após deliberação do Conselho Universitário da Unicamp: deliberação Consu A-011/99 e também são regulados por lei em todo o Estado de São Paulo (Lei Estadual nº 10.454, de 20/12/1999 e Lei Estadual nº15.892, de 15/09/2015). Qualquer situação de constrangimento poderá ser comunicada à coordenação de seu curso de graduação; à diretoria de sua unidade, ou ao SAE, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo Disque Trote: (19) 3521-1449.

Mais uma vez, seja bem-vindo (a) à Unicamp! A PRG, o SAE e toda a comunidade acadêmica estarão ao seu lado para que você alcance seus objetivos e viva em nossa Universidade um intenso período de crescimento pessoal e profissional.

PROREITORA200 HelenaAltman200
Profª. Dra.Eliana M. Amaral