Guia do Calouro

Carta de boas-vindas do Reitor aos ingressantes

Caras calouras e caros calouros de 2018,

Esta é a primeira vez desde que assumi a Reitoria da Unicamp que tenho a oportunidade de dar as boas-vindas aos novos alunos e alunas da Universidade. Sinto-me especialmente honrado em fazê-lo – não só pelo ineditismo  do fato, mas também por já ter estado eu mesmo no lugar em que vocês se encontram hoje.

Eu também já fui calouro da Unicamp. Foi em 1986, quando ingressei no curso de Bacharelado em Física. Embora a Universidade e sua comunidade acadêmica não me fossem totalmente estranhas – meu pai era professor da  Faculdade de Ciências Médicas –, não pude deixar de sentir aquele misto de entusiasmo e apreensão tão comum aos jovens que estão prestes a iniciar seus estudos de graduação em uma instituição de grande porte e renome  internacional.

Este guia foi concebido justamente para diminuir a apreensão de vocês com relação a como é o dia a dia de um estudante da Unicamp. Vocês encontrarão aqui o significado das muitas siglas que, aos poucos, serão  incorporadas ao seu vocabulário – SAE, DAC e outras tantas referentes a unidades, órgãos e serviços da Unicamp –, bem como informações detalhadas sobre o funcionamento dos sistemas de restaurantes e de bibliotecas da  Universidade, os vários tipos de auxílios disponíveis aos estudantes, as opções de moradia no entorno dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, entre outros tópicos relevantes.

O guia explica, ainda, o que é o Trote da Cidadania. De forma resumida, trata-se da recepção oficial aos calouros e calouras organizada por estudantes dos diversos cursos de graduação da Unicamp, durante a qual se procura promover a integração entre ingressantes e veteranos por meio de atividades focadas em temas como sustentabilidade e consumo consciente.

A Reitoria da Unicamp apoia e incentiva a realização do Trote da Cidadania com a mesma veemência com que condena e combate o trote violento. Vocês verão neste guia que a Universidade dispõe de canais específicos e sigilosos para receber denúncias contra práticas desrespeitosas e abusivas. Não hesitem em utilizá-los caso sejam vítimas ou testemunhas de quaisquer práticas dessa natureza. A entrada na vida universitária deve ficar marcada em nossas memórias pelos momentos de alegria e descontração, pelas novas amizades e pelas muitas descobertas, e nunca por situações física ou moralmente constrangedoras.

Devo dizer-lhes, por fim, que a chegada de vocês à Unicamp se dá em um momento muito peculiar da história da Universidade. O ano de 2017 foi o quarto seguido em que as despesas da Unicamp superaram a soma de todos os recursos que a Universidade recebeu do governo do Estado. Felizmente, os sucessivos déficits orçamentários dos últimos anos não tiveram nenhum impacto sobre o funcionamento da Unicamp, porém há o risco real de que isso ocorra já em 2018 caso a Universidade não consiga diminuir a diferença entre o que gasta e o que recebe.

A Reitoria vem trabalhando de forma árdua e intensa para reequilibrar as contas da Unicamp. Sabemos que esta não é uma tarefa simples e esperamos sinceramente poder contar com o apoio e compreensão de todos vocês. Como ex-aluno da Unicamp, posso assegurar-lhes que todas as medidas de cunho econômico que vem sendo tomadas pela atual administração têm um único objetivo: o de permitir que nossa Universidade continue a educar e formar com a mesma excelência de sempre jovens brilhantes, críticos e inovadores como vocês.

Apesar de sua delicada situação financeira, a Unicamp é, sem dúvida, o melhor lugar em que vocês poderiam passar estes próximos quatro ou cinco anos de importância fundamental para suas vidas. Sejam bem-vindas(os) à nossa Universidade e aproveitem ao máximo tudo de bom que ela lhes pode oferecer.

Marcelo Knobel
Reitor